Saude

UBS 8 é inaugurada em Santa Maria

A Unidade Básica de Saúde nº 8, de Santa Maria, foi inaugurada na tarde desta quinta-feira (21), após passar por reforma. O local, que antes contava com apenas uma equipe de Estratégia Saúde da Família, agora dobrou sua capacidade.

“A atenção básica é primordial para desafogar as emergências dos hospitais. Hoje, estamos entregando esta UBS, que, antes, era apenas um galpão. Sabemos que ainda é pouco, e vamos fazer mais”, declarou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, durante a entrega do espaço à comunidade.

Antes da reforma, a UBS era apenas um galpão, com um banheiro e uma copa. As salas eram divididas por biombos. “Agora, conta com dez salas, entre elas, duas para acolhimento, dois consultórios médicos e sala de procedimentos”, enumerou o gerente da unidade, Antônio Santiago.

ADEQUAÇÃO

Para a superintendente da Região de Saúde Sul, Elayne Rangel Marinho, a reforma é um grande ganho. “Foi um trabalho árduo da nossa equipe, que, agora, terá um espaço melhor para trabalhar e acolher nossa comunidade”, comemorou.

Segundo o administrador regional da cidade, Amir Gomes, também presente à solenidade, a gestão local tem trabalhado para disponibilizar mais espaços onde podem ser instalados novos equipamentos de saúde em Santa Maria. “Temos conversado com alguns setores e estão previstos pelo menos mais três espaços para a possível instalação de UBS”, destacou.

CONTRATAÇÕES

Durante a inauguração, Osnei Okumoto ressaltou um encontro que teve com a Secretaria de Fazenda para liberar recursos para a contratação de novos servidores. “Temos um déficit de 125 médicos na Atenção Primária e precisamos recompor”, destacou, lembrando ainda da intenção de contratar, também, agentes comunitários de saúde.

CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

Ainda na tarde desta terça-feira, após a inauguração da UBS 8, o secretário participou da solenidade de abertura do novo consultório odontológico da Unidade de Internação de Santa Maria (UISM), vinculada à Secretária da Criança. A oferta deste serviço é fruto de uma parceria entre o Ministério Público, a Secretaria de Justiça e Cidadania e a pasta da Saúde.

O serviço de Odontologia da UISM funcionará sempre às terças-feiras, das 8h às 17h. O atendimento será feito por um cirurgião dentista e um técnico de higiene dental.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Faça um comentário

Clique aqui para fazer um comentário