Saude

Hospital Regional de Brazlândia será ampliado

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, visitou, nesta terça-feira (26), o Hospital Regional de Brazlândia (HRBz), para conhecer as principais demandas da unidade, além de ouvir servidores e a população atendida no local. Na ocasião, foi possível apresentar mudanças para melhorar o atendimento prestado.

Entre as novidades, estão previstas a construção do Centro de Parto Normal (CPN), ainda em fase de projeto, e a reforma e ampliação do pronto-socorro do HRBz. Para esse último, avalia-se a readequação do espaço atual, de 1,3 mil m², que poderá receber um aumento de mais 1,2 mil m², totalizando 2,5 mil m² de área em obras.

Atualmente em fase de execução do projeto complementar e orçamentário, a reforma e ampliação do pronto-socorro está prevista para iniciar em janeiro de 2020, caso o processo licitatório siga o cronograma, que deve ser iniciado em setembro. A expectativa é que, após a conclusão das obras, o hospital ganhe espaço para comportar mais 60 leitos.

“Com isso, se melhora muito a questão do atendimento e do conforto às pessoas que chegam para serem atendidas, e isso é fundamental. Elas poderão ter o momento de aguardo de uma maneira mais confortável”, ressaltou Okumoto.

NOVA DIREÇÃO

 O secretário de Saúde também destacou a chegada do novo diretor do HRBz, que tomou posse nesta segunda-feira (25). “Esse é um novo momento. Estamos trabalhando com um novo diretor no hospital, o coronel Sérgio Cordeiro, que está recebendo todo o apoio da Secretaria de Saúde, e de todas as pessoas envolvidas na questão da melhoria do atendimento”, frisou.

De acordo com Cordeiro, a visita do secretário de Saúde ao HRBz é importante para sensibilizar o chefe da pasta na alocação de mais recursos, insumos e mais itens necessários para a unidade. “Foi essencial, porque mostra que a secretaria tem um olhar para Brazlândia. E vou estar aqui para colaborar e melhorar o atendimento do hospital, que trabalha muito para receber uma grande demanda, principalmente do Entorno”, garantiu.

Segundo o diretor, a estimativa é que, de cada dez pessoas atendidas na emergência do HRBz, oito são do Entorno.

ENTORNO

A grande quantidade de pacientes vindos para Brazlândia das áreas próximas ao Distrito Federal foi um ponto ressaltado por Osnei Okumoto, quando participou da pré-conferência de Saúde da Região Oeste, realizada hoje, com a presença de conselheiros de saúde locais e da população.

Devido à crescente demanda, no HRBz, de pessoas vindas de outras regiões, Okumoto pontuou a necessidade de entrar em contato com gestores, como o secretário de Saúde de Goiás, e o Ministério da Saúde, para equacionar a questão do atendimento ao Entorno.

“Essa conversa precisa ser iniciada com os prefeitos e o governador de Goiás também, para que a gente possa entender mais sobre os recursos que foram alocados para o Hospital de Águas Lindas, que, até agora, não está em funcionamento e comportaria essa demanda. Isso é necessário, porque praticamente 80% dos pacientes atendidos em Brazlândia são de Goiás”, declarou o secretário de Saúde.

Durante a visita, o administrador de Brazlândia, Jesiel Costa, reforçou a necessidade de uma atenção maior à unidade de saúde da cidade. “O HRBz precisava dessa atenção, e já colocamos à disposição os engenheiros da administração regional, que auxiliarão no processo de reforma e ampliação do hospital”, ressaltou o gestor.

*Com informações da Secretaria de Saúde

Faça um comentário

Clique aqui para fazer um comentário