Saude

GDF promove “Dia D” para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) promove nos dias 27 e 28 de março, na Estação da Cidadania do Metrô (112 Sul), o processo seletivo para contratação de pessoas com deficiência em quase 30 empresas que atuam no DF. Serão oferecidas cerca de 200 vagas em diversas áreas.

O “Dia D da Pessoa com Deficiência” será marcado por uma solenidade que contará com a presença do governador Ibaneis Rocha no dia 27/03, quarta-feira, às 10 h, na Estação da Cidadania. Na ocasião acontecerá também a assinatura pelo governador do Decreto que cria o Programa Voluntariado em Ação.

Realizado com apoio do Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e do Fórum de Inclusão das Pessoas com Deficiência no Distrito Federal, o “Dia D” acontece das 8h às 17h, nos dias 27 e 28. Com esta ação, a Sejus-DF espera contribuir para a ampliação do número dessas pessoas no mercado formal de trabalho e incentivar o cumprimento da Lei 8213/91, que estabelece a reserva legal de vagas nas empresas para contratação de pessoas com deficiência.

“Nosso objetivo, com esse evento, é reunir as empresas, que precisam cumprir a Lei de Cotas, e as pessoas com deficiência que estão à procura de um espaço no mercado de trabalho. Mas é fundamental que essa contratação não seja vista apenas como uma obrigação legal. Precisamos romper com o preconceito e a discriminação”, avalia o secretário da Sejus-DF, Gustavo Rocha.

Os interessados em participar do processo seletivo devem levar o currículo. A seleção é para os cargos de assistente administrativo, operador de telemarketing, recepcionista, auxiliar de serviços gerais, controle de portaria, operador de caixa, analista de estoque, vendedor, auxiliar de produção, eletricista, bombeiro hidráulico, técnico em enfermagem, auxiliar pedagógico, entre outros.

Participam do processo seletivo as seguintes empresas: World Telecomunicações; Seara; Instituto de Cardiologia; Hospital Brasília; Drogasil; Supermercado Carrefour; Empresa Ágil; Dinâmica Facility e Dinâmica Serviços; Grupo Interativa; Rede OBA; Hospital Anchieta; UCB/Centro Educacional Católica; TECAR DF; Cobrafix; JC Gontijo; Renovar Engenharia; União Química; Call Tecnologia; SOMA Desenvolvimento; Supermercado BIG BOX; Tellus; CabalSonda/CTIS; CAPES; Comando Auto Peças; FCB Transportadora; Hepta Tecnologia; AMBEV.

Voluntariado

O Programa Voluntariado em Ação se dará para todas as ações do DF e estará ancorado na subsecretaria de Direitos Humanos da Sejus-DF. Para o subsecretário Juvenal Araújo, “ele será um grande painel de reconhecimento e valorização de toda pessoa que promove voluntariamente igualdade e justiça social”, disse.

O voluntariado é uma atividade existente no DF desde 1962, que cada vez mais é difundida no Brasil e no Mundo. O serviço voluntário está regulamentado no âmbito nacional, pela lei 9.508, de 1998. Em 2015 a lei do voluntariado, criada no DF em 2004, foi regulamentada pelo decreto nº 37.010.

*Com informações da Secretaria de Justiça

Faça um comentário

Clique aqui para fazer um comentário