SLU recolhe 117,5 toneladas de lixo durante carnaval

No pré-carnaval e nos dias oficiais de folia, foram recolhidas 117,5 toneladas de resíduos. As informações são do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) — responsável pela gestão da limpeza urbana e o manejo dos resíduos sólidos na capital federal.

De acordo com o órgão, apenas nos cinco dias de festa, de 9 a 13 de fevereiro, foram coletadas 86,2 toneladas. O restante foi recolhido em eventos prévios de carnaval, desde o dia 20 de janeiro.

O efetivo empregado foi de 2.425 garis. Além disso, foram disponibilizados 46,5 mil sacos para recolhimento de resíduos.

Pelo quarto ano consecutivo, o SLU reconhecerá o mérito dos blocos carnavalescos que se empenharam em garantir um ambiente livre de sujeira durante a folia.

A iniciativa envolve os organizadores dos blocos, os garis (que avaliarão o desempenho dos participantes) e os foliões. Desde 2015, mais de 20 certificados da campanha Bloco Brasília Limpa foram entregues.

Este ano, a entrega dos certificados está prevista para março aos vencedores.

A iniciativa é válida de 2 a 28 de fevereiro, para os dias de pré e pós-carnaval e nas datas oficiais da folia.

Oito critérios serão avaliados por servidores do governo de Brasília, com base em contribuições de cidadãos e de garis e em informações dos organizadores.

O principal deles é a autogestão dos resíduos produzidos — quando os blocos se responsabilizam pela limpeza e dispensam o trabalho da autarquia.

Fonte: Agência Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *