Rollemberg entrega 500 escrituras no Riacho Fundo II

Nesta terça-feira (15), a aposentada Vitorina de Queiros Monteiro realizou, aos 81 anos, um grande sonho: ter a escritura da casa em que mora há cerca de 20 anos no Riacho Fundo II.

Ela foi uma das 500 pessoas contempladas nesta manhã, quando o governador Rodrigo Rollemberg esteve na região para fazer a distribuição do documento. “Este é um momento muito especial”, disse ela, já com a papelada em mãos.

“Esta é uma forma de valorizar o patrimônio dos cidadãos. O lote escriturado tem muito mais valor”, disse Rollemberg.

Ele também tranquilizou as pessoas que não receberam o documento hoje. “Teremos outras oportunidades, pois queremos uma cidade legal, regularizada”, completou.

A quantidade de documentos distribuídos pelo governo de Brasília desde 2015(29.642) representa mais de um terço da entregue por todas as outras gestões somadas — 63 mil.

O objetivo da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab) é igualar esse número até o fim de 2018.

O diretor-presidente da Codhab, Gilson Paranhos, disse que um dos grandes objetivos da promoção da regularização fundiária no DF é promover a dignidade da população.

“Quando estregamos uma escritura, resolvemos problemas sociais e damos estabilidade jurídica às famílias”, resumiu. Ele explicou que, dos 500 documentos entregues hoje, 102 são gratuitos.

Têm direito a esse benefício famílias com renda de até três salários mínimos mensais, como é o caso de Vitorina, que recebeu o documento hoje do governador. Os demais, precisam arcar com os custos de cartório, quem chegam em média a R$ 1,5 mil.

Rollemberg aproveitou a oportunidade para elencar algumas ações do governo de Brasília no Riacho Fundo II:

  • Entrega de 5 mil unidades habitacionais, especialmente no Parque do Riacho
  • Distribuição de cerca de 1,5 mil escrituras, contando com as 500 de hoje
  • Inauguração do terminal rodoviário da região, em 2015
  • Abertura do oitavo centro interescolar de línguas do DF, no Riacho Fundo II, com 480 vagas

Regularização fundiária é um dos pilares do Habita Brasília

regularização fundiária faz parte do Lote Legal, uma das frentes de atuação do Habita Brasília, programa habitacional que tem como objetivo proporcionar moradia digna aos cidadãos, considerando o planejamento das cidades e o combate à grilagem.

Fonte: Agência Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *