Politica

Datafolha: Russomanno despenca e é ultrapassado por Covas; Boulos cresce e já empata em 2º

Foto: Reprodução

Disputa pela prefeitura de São Paulo fica cada vez mais embolada, com Covas (PSDB) assumindo a liderança e Boulos (PSOL) empatando tecnicamente com Russomanno em segundo

Por Revista Fórum

Nova pesquisa Datafolha sobre a corrida pela prefeitura de São Paulo, divulgada nesta quinta-feira (22), aponta que a disputa está cada vez mais embolada, visto que o até então líder, Celso Russomanno (Republicanos), despencou 7 pontos, enquanto outros candidatos cresceram.

Russomanno, que é o candidato de Jair Bolsonaro na capital paulista, tinha na última Datafolha, de 8 de outubro, 27% e caiu para 20% das intenções de voto. Com isso, ele foi ultrapassado por Bruno Covas (PSDB), que tinha 21% e na nova pesquisa consta com 23%.

Já Guilherme Boulos, que no levantamento anterior tinha 12% das intenções de voto, cresceu para 14%. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, Boulos está empatado tecnicamente com Russomanno na segunda colocação.

Logo atrás do psolista está Márcio França (PSB), que subiu de 8% para 10% das intenções de voto. Ele é seguido por Arthur do Val (Patriota) e Jilmar Tatto (PT), ambos com 4%. Na última pesquisa, Tatto tinha 1%.

Confira a relação completa.

Covas foi de 21% para 23%

Russomanno foi de 27% para 20%

Boulos foi de 12% para 14%

França foi de 8% para 10%

Arthur do Val foi de 3% para 4%

Jilmar Tatto foi de 1% para 4%

Joice Hasselmann foi de 1% para 3%

Matarazzo se manteve com 2%

Levy Fidelix foi de 2% para 1%

Marina Helou se manteve com 1%

Orlando Silva se manteve com 1%

Vera se manteve com 1%

Antônio Carlos foi de 1% para 0%

Sabará foi de 1% para 0%

Os indecisos foram de 4% para 3% e os brancos ou nulos foram de 12% para 13%

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, isto é, quando não são citados os nomes dos candidatos, a diferença entre os três líderes é ainda menor. Neste cenário, Bruno Covas tem 13%, enquanto Celso Russomanno e Guilherme Boulos aparecem com 11% cada. Pela margem de erro, os três estariam tecnicamente empatados.

Confira a relação completa da pesquisa espontânea.

Bruno Covas (PSDB): 13%

Celso Russomanno (Republicanos): 11%

Guilherme Boulos (PSOL): 11%

Márcio França (PSB): 5%

Arthur do Val (Patriota): 3%

Jilmar Tatto (PT): 2%

Joice Hasselmann (PSL): 1%

Andrea Matarazzo (PSD): 1%

Candidato do PT: 2%

Outros: 4%

Branco/nulo/nenhum: 12%

Não sabe: 36%

Para fazer a pesquisa, que foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, o Datafolha entrevistou 1204 eleitores entre os dias 20 e 21 de outubro na capital paulista.