Outubro seco: DF tem possibilidade de chuvas isoladas nesta terça (24)

Os brasilienses ainda não enfrentarão chuva forte nesta terça-feira (24/10). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o DF deve registrar, pelo terceiro dia seguido, pancadas isoladas, com trovoadas.

Este mês de outubro está atípico. “O índice pluviométrico no período de 23 dias ainda é baixo, de apenas 10,5 milímetros (mm). A média nos outros anos ficou em 166,6mm”, disse o meteorologista Mamedes Luiz Melo. No mesmo período de 2016, o DF atingiu 66,3mm.
Apesar da possibilidade de chuvas esparsas nesta terça, os termômetros marcarão temperaturas altas, chegando a 34ºC nas horas mais quentes do dia. A umidade relativa do ar deve variar entre 20% e 85%.

Mamedes Luiz Melo diz que chuvas mais fortes, no entanto, só devem voltar ao Distrito Federal a partir de sexta-feira (27). “A tendência, até então, é de continuar acontecendo pancadas de forma isolada ao longo da da semana”, explicou o especialista.

Ainda segundo Mamedes, a chuva de outubro pode trazer alívio, mas não a solução definitiva para a crise hídrica. Nesta segunda (23), a Barragem do Descoberto atingiu, mais uma vez, o recorde negativo: apenas 9% do volume útil. Situação um pouco melhor foi registrada no reservatório de Santa Maria, que tem 24,2% da capacidade disponível.

Fonte: Metrópoles

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *