DFTrans instalou 346 abrigos em paradas de ônibus desde junho

Usuários do transporte público de 19 regiões administrativas do Distrito Federal contam com 346 novos abrigos em paradas de ônibus.

As estruturas são erguidas desde junho de 2018. Nelas foram investidos R$ 4,9 milhões pelo Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). Cada parada custou em média R$ 14 mil.

O contrato com a empresa responsável pela construção prevê a instalação de 500 abrigos. De acordo com o diretor-geral do DFTrans, Marcos Tadeu de Andrade, mais seis serão entregues até o fim deste ano — três no Paranoá, dois em Taguatinga e um na Octogonal.

Os 148 restantes serão instalados no primeiro semestre do ano que vem. O DF possui ao todo 4,7 mil pontos de parada. Agora, 3,2 mil têm cobertura.

3,2 milNúmero de paradas de ônibus que têm cobertura no DF

Os abrigos são instalados a partir de estudo feito em parceria com as administrações regionais, que determina as cidades e os locais onde devem ser construídos.

Na operação, foram colocadas paradas com cobertura em lugares onde haviam apenas placas indicando o ponto de ônibus e em pontos habituais (sem qualquer indicação, mas onde passageiros acostumaram-se a esperar).

Também foram trocados abrigos antigos ou danificados. Segundo o DFTrans, as instalações visam trazer mais conforto, segurança e melhorar o atendimento aos passageiros.

LOCAIS QUANTIDADE
SIA 26
Águas Claras 11
Brazlândia 26
Ceilândia 42
Estrutural e SCIA 10
Fercal 9
Gama 28
Jardim Mangueiral 10
Lago Norte 3
Paranoá 10
Park Way 11
Planaltina 26
Riacho Fundo II 16
Samambaia 25
Santa Maria 29
São Sebastião 35
Sobradinho I 8
Sobradinho II 2
Vicente Pires 19
TOTAL 346

QRCode dá acesso às informações das linhas

Outra medida que busca melhorar o sistema público de transporte do DF é a utilização das placas do DF no Ponto. Nelas, há um QR Code que pode ser lido com o uso do smartphone.

Por meio delas, os passageiros terão acesso a diversas informações, como as linhas que passam pelo abrigo, os horários e trajetos dos ônibus.

De forma experimental, elas foram afixadas em cinco abrigos na região central de Brasília. Segundo o DFTrans, 80 abrigos de ônibus de diferentes regiões administrativas terão as placas até o fim de 2018.

Fonte: Agência Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *