Goiás Mídia

ABC aposta em tecnologia para integrar jornalismo

Brasil Central passa a dispor de equipamentos já usados pelas grandes redes de comunicação em todo o mundo, com velocidade e segurança

Uso do VMIX, solução de software para produção, edição e transmissão de imagens em tempo real, viabiliza também a integração entre rádios, TV e internet, com ganhos em rapidez e qualidade das informações

A Agência Brasil Central, órgão responsável pela comunicação institucional e oficial do Governo de Goiás, passa por amplo processo de modernização, com investimentos em equipamentos, softwares e atualização dos profissionais. O objetivo é dinamizar e integrar todos os processos de produção, edição e transmissão de informações, oferecendo à população goiana conteúdos relevantes para o seu dia a dia, com presteza e credibilidade.

Uma das principais medidas com foco nesta meta é o uso do VMIX, software que reúne diversas funcionalidades e possibilidades na produção de entrevistas, edição do material e transmissão, tanto nas emissoras de rádio, na televisão e internet, possibilitando também a integração das diversas plataformas, sem perder a particularidade da linguagem de cada um desses meios.

O presidente da Agência, Reginaldo Júnior, explica que nos últimos meses a Brasil Central tem passado pela maior transformação da sua histórica no que tange à programação e criação de novos conteúdos, principalmente em consequência da pandemia, que obrigou as pessoas a olharem o mundo com outros olhos. “Integrar as rádios e TV é o desafio mais ousado para nós e por isso contamos com a tecnologia correta para esta união”, enfatizou.

Reginaldo Júnior destacou também que o uso do VMIX reduz custos com transporte, além contribuir para preservar a saúde de todos. “Com essa tecnologia conseguimos produzir entrevistas de dentro da Brasil Central a partir de qualquer local de mundo com qualidade profissional e sem cometer os erros do passado, de se gastar muito com equipamentos e sistemas que não têm velocidade e utilidade”, observou ele.

O dirigente da ABC reforçou ainda que a Brasil Central passa a dispor de equipamentos já usados pelas grandes redes de comunicação em todo o mundo, com velocidade e segurança. “Integrar todas as equipes é simplesmente derrubar um muro discriminatório que sempre existiu e que o governo de Ronaldo Caiado vai deixar para a história”, reforçou Reginaldo Júnior.

Providências

A consolidação do uso do VMIX caminha de forma rápida no âmbito da ABC, que já inaugurou duas estações de entrevistas remotas, sendo que muitos programas da TV Brasil Central, como o JBC e o Boa Noite Goiás já são realizados por meio do software. A partir de agora, a tecnologia começa a ser implementada também na Rádio Brasil Central AM, para gravação e transmissão de entrevistas em tempo real, além de possibilitar também a gravação de imagens e áudio, usando o conteúdo tanto no rádio quanto na TV. O programa O Mundo em Sua Casa deve ser o primeiro a ter esse formato.

De acordo com a gerente de Integração da ABC, Francielly Oliveira, a integração é muito importante, porque a realidade dos veículos de comunicação atualmente é abranger as mais diversas plataformas possíveis, sem perder a essência da particularidade da linguagem de cada um desses meios. “Nossa missão é trabalhar cada vez mais em conjunto (rádio, televisão e mídia digital), de modo que nossos ouvintes/telespectadores/internautas tenham acesso à informação gerada pela Agência de forma completa, unindo esforços para ampliar cada vez mais esses espaços, com foco em agilidade e credibilidade”, enfatizou a gerente.

A tecnologia

O VMIX é uma solução de software de produção de vídeo ao vivo que dispõe de muitos recursos, incluindo mixagem ao vivo, comutação e transmissão de fontes de vídeos em alta definição (HD) e em definição padrão (SD). O operador de VMIX na ABC, Rodrigo Mateus de Araújo, explica que o sistema inclui câmeras, arquivos de vídeo, DVDs, imagens e outros recursos. “A maior facilidade é a possibilidade de acoplar várias câmeras e microfones, incluindo a instalação de câmeras nos microfones das rádios”, afirma ele, acrescentando que um conteúdo pode ser produzido com participação de várias pessoas no estúdio e fora dele ao mesmo tempo.

O VMIX também permite fazer a captura de um outro computador que esteja na mesma rede, programando sua configuração por meio de streaming, ferramenta que possibilita transmitir e acessar conteúdos ao vivo pela internet em qualquer dispositivo com conexão e em tempo real sem a necessidade de download. Estes conteúdos podem ser imagens, áudios, vídeos, livros e outros. Mais ainda: o VMIX permite que os usuários ‘construam’ seus próprios computadores personalizados por um custo infinitamente menor que os equipamentos tradicionais de produção ao vivo.

ABC Digital

About the author

Ataide Santos

Add Comment

Click here to post a comment