Educação Meio Ambiente

Mandela Day 2019 será marcado por ação ambiental no DF

O Parque Ecológico do Riacho Fundo será palco, nesta quinta-feira (18), das comemorações do Dia Internacional Nelson Mandela, com o plantio de 150 mudas de espécies nativas do Cerrado, para a proteção de nascentes. A ação ambiental, das 9h às 12h, será a primeira atividade do programa Adote uma Nascente, neste ano.

O evento contará com a participação de representantes do Brasília Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente e de diplomatas da Embaixada da África do Sul, que farão o plantio com o público, de espécies como Buriti, Copaíba e Embaúba, entre outras. Elas foram doadas em parceria com viveiros comunitários das administrações regionais do Lago Norte e Park Way, além de acervo do próprio parque.

No Distrito Federal, a bacia hidrográfica do Riacho Fundo exerce uma grande importância por ser um dos principais mananciais que abastecem o Lago Paranoá, sendo que o Parque Ecológico abriga o maior conjunto de nascentes do Ribeirão, que leva o mesmo nome da Região Administrativa.

Em reconhecimento à contribuição do sul-africano Nelson Mandela para a cultura da paz e da liberdade, a Assembleia-Geral da ONU declarou, em dezembro de 2009, o dia 18 de julho como Dia Internacional Nelson Mandela. O tema deste ano é “agir, inspirar a mudança”. Em 1993, o líder sul-africano recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Humanitário
Nelson Rolihlahla Mandela (nascido a 18 de julho de 1918) foi um ativista revolucionário sul-africano contra o apartheid. Foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999, sendo também o primeiro negro do país a desempenhar essa função, e o primeiro eleito numa eleição multirracial e totalmente representativa.  O seu governo concentrou-se em desmantelar o legado do apartheid, combatendo o racismo institucionalizado, a pobreza e a desigualdade, e promovendo a reconciliação racial.

Ao longo de 67 anos, Nelson Mandela dedicou a sua vida a serviço da humanidade – enquanto advogado de direitos humanos, prisioneiro de consciência, mediador internacional para a paz, e como primeiro presidente eleito democraticamente numa África do Sul livre.

Nascente
O Programa Adote uma Nascente (PAN), sob a coordenação do Brasília Ambiental, atua há 18 anos e tem por finalidade apoiar e orientar a adoção de medidas de preservação de nascentes no DF, com foco em ações de recuperação, preservação e conservação de Áreas de Preservação Permanente de Nascentes e em suas respectivas áreas de recarga. O programa já conta com 304 nascentes cadastradas.

*Com informações do Brasília Ambiental