Marconi estabelece cooperação com governo do Uruguai nas áreas de educação, cultura e turismo

Montevidéu (Uruguai), 8 de setembro de 2017 – No primeiro compromisso da Missão Comercial no Cone Sul, o governador Marconi Perillo estabeleceu, em Montevidéu, termo de cooperação com o Governo do Uruguai nas áreas de educação e cultura. A parceria vai promover o intercâmbio de estudantes, por meio do Goiás Sem Fronteiras, formação de professores, ensino da língua inglesa e a aproximação das orquestras sinfônicas do país sul-americano e do Estado.

Marconi foi recebido na manhã desta sexta-feira pela subsecretária de Educação e Cultura do Uruguai, Edith Morais, para discutir os termos da cooperação. Acompanhado da secretária de Estado de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, o governador apresentou os números e os avanços da educação formal, superior e profissional do Estado e manifestou o interesse das instituições de ensino nas três áreas em estreitar os laços com o Uruguai. Os secretários da Fazenda, João Furtado, e de Gestão e Planejamento, Joaquim Mesquita, que compõem a comitiva, também participaram.

A subsecretária afirmou que a equipe do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai ficou “muito impressionada” com o avanço de Goiás na educação, especialmente no que se refere à melhoria do ensino aprendizagem. “Temos muito a cooperar em função das transformações que estamos vivendo na Educação, para que, juntos, possamos oferecer a oferecer o melhor ensino”, disse Edith Morais. Ela citou a intenção do governo uruguaio de trabalhar em conjunto no educação básica, com destaque para o ensino de inglês e a formação de professores, além dos investimentos para o emprego das novas tecnologias de informação e comunicação nas escolas.

A subsecretária e o governador também abriram a agenda de cooperação para que as Orquestras Sinfônicas do Uruguai e de Goiás aproximem seus músicos e direções para a formulação de um calendário de concertos nos dois países. Marconi apresentou para Edith Morais os investimentos para criação e formação da Orquestra Filarmônica do Estado de Goiás e para a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de Goiás, destacando que ambas têm mantido calendário frequente de apresentações em diversos países ao redor do mundo.

Mais cedo, Marconi teve reunião com o diretor nacional de Turismo do Uruguai, Carlos Fagetti, e com a diretora-geral Hyara Rodríguez. No encontro, Marconi destacou as potencialidades e oportunidades turísticas de Goiás, e assinou protocolo para intercâmbio turístico entre Uruguai e os Estados do Brasil Central, com destaque para Goiás, além de debater o combate ao turismo sexual e tráfico humano.

Goiás mantém bom fluxo de turistas para o Uruguai, movimento que cresceu nos últimos anos, e o governador quer aumentar a vida de uruguaios para o Estado, especialmente para o setor do ecoturismo, que desperta grande interesse entre os uruguaios.

Marconi comanda até o próximo dia 13 Missão Comercial do Governo de Goiás no Cone Sul. Marconi e comitiva vão aos países vizinhos Uruguai, Argentina e Paraguai para apresentar as potencialidades da economia do Estado para autoridades, empresários e investidores dos três países sul-americanos. A Missão Comercial ao Cone Sul integra a agenda econômica de apresentação das oportunidades de investimentos em Goiás para companhias e investidores estrangeiros, que tem garantido ao Estado a atração de novos empreendimentos, com geração de empregos, mesmo durante a crise econômica nacional.

O objetivo da missão nos países sul-americanos é aprofundar as relações comerciais com os três países, especialmente nas áreas relacionadas ao agronegócio. A agenda de trabalho de Marconi começou nesta sexta-feira em Montevidéu, no Uruguai, e ainda inclui reuniões na Câmara de Comércio (16h), na Câmara da Indústria (16h45) e Encontroo de Negócios entre empresários de Goiás e do país sul-americano (19h). No sábado, 8, Marconi vai à Expo Prado 2017 e, logo após, segue para a Argentina, para a segunda etapa da Missão Comercial do Governo de Goiás no Cone Sul.

Na segunda-feira, em Buenos Aires, Marconi tem reunião de trabalho com o presidente da Agência Argentina de Investimentos e Comércio Internacional, Juan Pablo Trípoli. Em seguida, será recebido pelo secretário de Relações Econômicas Internacionais, embaixador Horacio Reyser Travers. À tarde, às 17h45, Marconi recebe da Legislatura de Buenos Aires o título de Hóspede de Honra da Cidade de Buenos Aires.

Na terça-feira, 11, Marconi comanda o Encontro de Integração Goiás-Argentina, que será realizado na Embaixada do Brasil mem Buenos Aires entre 9h30 e meio-dia. O governador vai apresentar as potencialidades da economia de Goiás, com as oportunidades de investimentos no Estado, e os secretários de Fazenda, João Furtado, Gestão e Planejamento (Joaquim Mesquita), e Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, que integram a comitiva, vão falar sobre os programas e ações de governo em suas áreas, com destaque para o desenvolvimento econômico e humano de Goiás.

No final do dia de terça-feira, 11, o governador segue para a terceira e última etapa da missão, em Assunção, no Paraguai. Na manhã de quarta-feira, 13, Marconi apresenta as potencialidades de Goiás na Câmara de Comércio Brasil-Uruguai, depois e recebido no Ministério da Indústria e Comércio do Paraguai e, logo após, pela União Industrial Paraguaia, onde também fala sobre as oportunidades de negócios entre Goiás e o país sul-americano.

Fonte: Mais Goiás

Compartilhe em suas redes sociaisShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *