Instituto de Identificação de Goiás é premiado em congresso brasileiro

O Instituto de Identificação de Goiás foi premiado durante a realização do XIV Congresso Brasileiro de Identificação que ocorreu de 29 a 31 de agosto, em Brasília, em conjunto com o Biometrics Hitec, principal evento do país na área de biometria, tecnologia e técnica de identificação humana. A premiação foi concedida pelo fato de o instituto goiano ter contribuído com o maior número de inclusões de pessoas ‘positivadas’ pelos demais institutos, o que possibilita a elucidação de crimes em todo o país, a partir da inclusão de dados no sistema.

A instituição foi homenageada também pelo Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal pela contribuição ao Afis, um sistema que trabalha tanto com as impressões digitais completas quanto com fragmentos encontrados em locais de crime. Por meio de algoritmos poderosos, um Afis compara uma impressão digital, ou até mesmo um fragmento de impressão, com milhões de outras impressões de um banco de dados, detectando uma ou mais impressões similares para serem confrontadas pelo especialista.

O sistema funciona como uma central de pesquisas. O banco de dados dele está entre os maiores do mundo neste segmento e comporta cerca de 22 milhões de identificações de criminosos.

Caminhão Itinerante

Outro destaque apresentado por Goiás no congresso foi o Caminhão Itinerante do projeto Identidade Itinerante, que emite documentos de identificação para as pessoas que moram muito distantes dos grandes centros.

Desenvolvido para funcionar em um caminhão dotado de estação de biometria (Goiás Biométrico), onde os dados são informatizados: foto, impressão digital e assinatura; o veículo esteve disponível no local e atraiu a atenção dos demais estados que foram conhecer o ineditismo do projeto goiano.

O congresso contou com a participação de papiloscopistas e datiloscopistas de todo o país, além de estudiosos e interessados na discussão dos avanços sobre biometria. Durante três dias, a programação do evento contou com palestras, minicursos, mesa-redonda, apresentação de painéis científicos e apresentações internacionais com transmissão simultânea.

Fonte: Mais Goiás

Compartilhe em suas redes sociaisShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *