Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas estão abertas até 2 de abril. Instituições públicas e privadas devem preencher a ficha de inscrição on-line.

Podem participar da competição — que é dividida em duas fases — alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do médio. A prova da primeira fase, com questões de múltipla escolha, será aplicada em 5 de junho.

Os classificados para a segunda fase farão uma nova prova – dessa vez discursiva – em 15 de setembro. Os estudantes não podem se inscrever individualmente, portanto, em caso de dúvida, devem procurar os responsáveis pela escola.

Apenas as instituições privadas precisam pagar pagamento de taxa para participar. No Distrito Federal, as coordenações regionais de ensino estão disponíveis para auxiliar as escolas que tenham dificuldade para fazer a inscrição.

No total, 6,5 mil alunos de escolas públicas serão premiados com medalhas. Entre as unidades privadas, serão agraciados 975 alunos.

As duas fases da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas serão classificatórias para a Olimpíada Brasileira de Matemática. Essa última seleciona os estudantes que representarão o Brasil em competições internacionais da disciplina.

De 2012 a 2017, a competição recebeu mais de 110 milhões de inscrições. Apenas no DF, no mesmo período, foram mais de 1,5 milhão de inscritos e 5.176 premiados.

Os recursos para a realização do evento são dos Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O evento é organizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e das secretarias estaduais e do DF de Educação.

Fonte: Agência Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *