Habita Brasília: 27.388 escrituras foram entregues desde 2015

Neusa de Souza, de 51 anos, mora há uma década no Trecho 1 do Sol Nascente. Na manhã desta sexta-feira (16), ela conta que viu uma nova fase da vida começar. “Isso representa tudo o que eu mais desejava.”

A agente de portaria foi um dos 436 moradores de Ceilândia que receberam hoje a escritura de seus lotes. O governo entregou 80 documentos no Sol Nascente e 356 na QNR. “A realidade daqui é outra. Acabou o barro, a terra. Temos mais dignidade”, completou Neusa, sobre as melhorias de infraestrutura que têm sido feitas no local nos últimos dois anos e meio.

Segundo o governador Rodrigo Rollemberg, presente à entrega, a meta é beneficiar 63 mil famílias até o fim da gestão. Com as escrituras desta manhã, o Executivo totaliza 27.388 documentos entregues desde 2015.

“Estamos entregando escrituras que vão garantir a segurança jurídica para que, em uma cidade com infraestrutura, toda asfaltada, com escola e unidade básica de saúde, vocês tenham a casa que é de vocês”, enfatizou o governador.

Para o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago de Andrade, as entregas marcam a realização de um sonho dos moradores. “A escritura coroa todo o processo de ocupação e luta. Não estamos fazendo um favor, mas cumprindo um direito de vocês”, disse à população presente à cerimônia.

Vanderley Abrantes, de 50 anos, foi o primeiro a pegar o documento na QNR. Ele esperava pelo momento desde 1998. “Agora teremos uma vida mais tranquila. Tínhamos muito medo por não termos segurança jurídica.” O autônomo vive no local com a esposa e dois filhos.

Regularização fundiária faz parte do Habita Brasília

A escritura, oferecida de forma gratuita para famílias com renda de até três salários mínimos, agora é emitida na Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). Com isso, o morador chega a economizar R$ 718, valor pago atualmente pela lavratura em cartório.

“Nosso objetivo é entregar, só nesta gestão, um número maior do que foi entregue desde a inauguração de Brasília até 2014. E nosso cronograma está em dia”, avisou o diretor-presidente da Codhab, Gilson Paranhos.

A regularização fundiária faz parte do Lote Legal, uma das frentes de atuação do programa Habita Brasília.

Melhorias em infraestrutura no DF

Rollemberg destacou os investimentos do governo em infraestrutura no Sol Nascente, como as obras de drenagem pluvial e de rede de esgoto e o asfaltamento. Lembrou ainda que os mesmos serviços estão sendo feitos no Buritizinho, no condomínio Porto Rico, em Santa Maria, e em Vicente Pires.

O governador listou também as ações para melhorar o abastecimento de água no Distrito Federal, como a construção do Sistema Produtor Corumbá 4, as obras do Subsistema Bananal e a captação emergencial de água no Lago Paranoá.

Em relação a outras benfeitorias em Ceilândia, ele citou a inauguração do Restaurante Comunitário do Sol Nascente e de uma passarela na BR-070, além da mudança da destinação de um terreno, a pedido da comunidade, para a instalação de uma escola.

Fonte: Agência Brasília

Compartilhe em suas redes sociaisShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *