Grupo de fotógrafos de Brasília participa de festival cultural em Cuba

Dez fotógrafos brasilienses, representados pelo Espaço f/508 de Fotografia (413 Norte, Bloco D, Sala 113), apresentarão seus trabalhos no maior evento cultural realizado pela Fototeca de Cuba, o “Novembro Fotográfico”, em Havana. O objetivo é estreitar os laços entre os dois países latinos e proporcionar um intercâmbio cultural.

“Nós estamos há mais de um ano em contato com Cuba para garantir a atuação do Espaço f/508 no festival”, conta Raquel Pellicano, fotógrafa e sócia do espaço. O f/508 participa com um total de 29 fotografias autorais e conceituais. A curadoria é do fotógrafo e coordenador do espaço, Humberto Lemos.

Fragmentos da cultura latina
A base dos trabalhos selecionados para esta mostra são questões como identidade, apropriação e memória. As obras são frutos de oficinas, cursos, aulas e experimentação desenvolvidas pelo espaço. “É um tema bastante recorrente na fotografia enquanto arte”, afirma Raquel.

Segundo ela, essas imagens articulam muitas das raízes da condição do ser latino, que se encontram nas relações e ritos familiares, no temor cristão, no apego às memórias vernaculares, e nos objetos pessoais – fragmentos que constituem nossa cultura.

Além da exposição, eles estão promovendo uma ação particular cujo objetivo é a troca de experiências e informações entre as pessoas. Como as restrições ainda existentes em Cuba torna mais difícil chegar por lá informações e novidades, o grupo está recolhendo fotografias com mensagens para distribuir aos cubanos.

As pessoas interessadas podem levar as fotos ao Espaço f/508 até esta segunda (31/10). A ideia é que futuramente, no diálogo entre Cuba e Brasil, a equipe possa trazer uma exposição cubana para a cidade.

Confira a lista de participantes:

Ariadne Naves
Bárbara Corrêa
Bete Coutinho
Dalia Hofmann
José Roberto Bassul
Marcela Rossiter
Raquel Pellicano
Regina Corrêa
Samantha Silveira
Tainá Xavier

Confira algumas obras em Metrópoles

Compartilhe em suas redes sociaisShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *