Greve estudantil na UnB é confirmada após assembleia geral

A Universidade de Brasília (UnB) é palco de mais uma greve estudantil devido a política de corte de gastos. Por volta das 12h, estudantes de mais de 10 cursos se reuniram com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a União Nacional dos Estudantes do Distrito Federal (UNE-DF) para entoar gritos de resistência, no Instituto Central de Ciências (ICC) Norte.

Em meio a discursos dos integrantes da reunião, mais de 1300 assinaturas foram recolhidas pela frente organizadora. Na opinião de Leonardo Matheus, 21 anos, a resistência resume a situação dos alunos. “A demissão dos terceirizados, a quase demissão dos estagiários e os reflexos do plano orçamentário demonstraram para gente que, se continuar assim, a UnB vai fechar as portas”, afirma.

Segundo o diretor da UNE-DF, Vinícius Almeida, 23 anos, destaca a importância de alunos e professores se unirem pela causa. “Acho que, com os professores recolhendo as assinaturas também, podemos deflagrar essa greve. Mesmo que a UnB tenha dinheiro, ela não pode ultrapassar o orçamento do Ministério da Educação (MEC). Posso dizer que o ideal desta assembleia não morreu”, comenta.

Posicionamento

Em nota, a reitoria se pronunciou sobre o assunto. “A UnB respeita a atuação das entidades representativas, que têm autonomia para definir suas estratégias de mobilização, e ressalta que tem mantido o diálogo com os segmentos, com reuniões frequentes para a discussão de alternativas à situação orçamentária e financeira da instituição.”

Relembre

Na última segunda-feira (30), alunos desocuparam o prédio da reitoria após 19 dias. A manifestação se estendeu após a reunião, quando estudantes paralisaram aula de outros alunos para protestar contra o corte de gastos. Ao todo, cerca de 400 participantes estiveram presentes no ICC Norte, segundo o DCE. Funcionários terceirizados demitidos também sofrem com o corte de gastos.

Por: JBR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *