Governo regulariza lotes e entrega escrituras a moradores de Sobradinho II

Chegou ao fim a espera de 22 anos da prestadora de serviços gerais Lindalva Ximenes de Melo, de 57 anos. A moradora de Sobradinho II foi uma das 280 pessoas que receberam a escritura do terreno, entregue pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, na manhã deste sábado (11). A cerimônia ocorreu em frente à Administração Regional de Sobradinho II.

Muito emocionada, a mãe de oito filho e avó de 15 netos disse que esse é só o começo da realização de um sonho. “Nunca construí minha casa com concreto, porque sempre acreditei que faria isso de forma legal, com a escritura”, disse a cearense radicada em Brasília desde os 17 anos.

Ela, que vive com três filhos e cinco netos no barraco de madeirite no lote recém-regularizado, vai erguer a residência do zero. “Poderei fazer minha casa linda, da forma que sempre desejei”, planeja.

Para o governador, o direito à moradia deve ser uma das prioridades do Estado, pois é um ponto essencial para a qualidade de vida da população. “Estamos resolvendo coisas que muitos prometeram e não cumpriram, além de fazer de Brasília uma cidade legal”, ressaltou Rollemberg.

De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab), as escrituras referem-se a lotes de pontas de quadras regularizados que abrigam mais de uma família. Nesse caso, cada composição de moradores recebeu uma via do documento.

As ações fazem parte do eixo Lote Legal do Habita Brasília, programa habitacional do DF. Desde 2015, o governo já distribuiu 24.655 escrituras, quantidade que representa um terço de todos os documentos entregues nos governos anteriores. Cerca de 250 lotes já foram repassados nesta gestão. A expectativa é entregar, até o fim de 2017, mais 23 mil escrituras.

Segurança dos documentos entregues

As escrituras entregues na manhã de hoje são emitidas com itens de segurança, como papel-moeda, adesivo reflexivo com a marca da Codhab e tinta invisível reagente à luz ultravioleta. Outro recurso que evita a falsificação da certidão é o QR Code.

Para verificar a autenticidade dela, o beneficiário deve apontar o leitor do código para o documento e aguardar a abertura da página na internet de autenticação da Codhab.

Moradores da Vila Buritizinho também foram contemplados

Também neste sábado, 50 moradores da Vila Buritizinho, em Sobradinho II, inscritos no cadastro da Codhab receberam lotes urbanizados. Os terrenos estão em ruas pavimentadas, com infraestrutura de abastecimento de água e esgoto, energia e iluminação pública.

Antes, logo no início da manhã, o chefe do Executivo esteve no Lote 3 do setor habitacional, onde ocorrem obras de infraestrutura, drenagem pluvial e pavimentação – com bloquetes nas vias residenciais e asfalto nas principais.

“Essa é uma intervenção muito esperada por esta comunidade, ficamos felizes em promover essa mudança tão significativa”, destacou Rollemberg. A previsão é de que a obra seja entregue neste semestre.

Originalmente por: Agência Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *