Geral

Insulina estará disponível na rede pública de saúde nesta sexta-feira (1º/2)

Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBDF), Plano Piloto, Brasília, DF, Brasil 23/4/2018 Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília. Inspirado na Rede Sarah, o Instituto Hospital de Base é um serviço social autônomo, com regulamentos próprios para compras e contratações, o que assegura agilidade ainda maior em comparação com o Hospital da Criança. O modelo entrou em funcionamento em janeiro deste ano. No primeiro trimestre do novo modelo foram feitas compras de medicamentos para a farmácia do IHBDF.

O Governo do Distrito Federal (GDF) viabilizou o reabastecimento de insulina na rede pública de saúde. A distribuição do medicamento ocorreu em parceria com o Ministério da Saúde e será ofertado aos pacientes a partir das 7h30 desta sexta-feira (1º/2).

Ao todo, 1.444 usuários fazem uso do hormônio entregue pelas unidades da Secretaria de Saúde. Ele estará disponível nas policlínicas de Taguatinga e Ceilândia e também na farmácia do Hospital Universitário de Brasília (HUB).

9.500 unidadesé o estoque de insulina disponível

O estoque recebido é de 9.500 unidades. Normalmente, os usuários saem dos pontos de distribuição com a dose necessária para consumo de um mês. A insulina fornecida pelo Ministério da Saúde é a ultra-rápida, geralmente utilizada após as refeições e de efeito mais ágil.

A Secretaria de Saúde e o governador Ibaneis Rocha interviram junto ao Ministério da Saúde e providenciaram o reabastecimento do estoque, que estava disponível no Ministério da Saúde ao GDF desde outubro de 2018.

Fonte: Agência Brasília