Geral

Homenagem a pioneiros de Brasília marca os 62 anos da Candangolândia

Região que surgiu como acampamento daqueles que participaram da construção de Brasília, a Candangolândia comemora 62 anos neste sábado (3). Apresentações musicais e o tradicional corte do bolo iniciam as celebrações, que seguem até o fim de novembro.

Na comemoração, haverá cerimônia de homenagem aos pioneiros. A região administrativa, que hoje tem cerca de 16 mil habitantes, surgiu como o primeiro acampamento oficial — fixado em 3 de novembro de 1956, pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

Apesar de celebrar essa data como o de sua fundação, o núcleo urbano tornou-se oficialmente uma região administrativa em 1994.

De acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) de 2015, 52% dos moradores da região são nascidos no Distrito Federal. Do contingente de migrantes, 56% nasceram no Nordeste e o período mais intenso de chegadas foi entre 1961 a 1980.

O nome da região deriva do fato de os primeiros moradores, os operários da construção da nova capital do Brasil, serem chamados de candangos.

Salão Comunitário da Candangolândia

Moradores usam o salão comunitário da região para aulas de capoeira, muay thai, ginástica, além de atividades terapêuticas como acupuntura e homeopatia. Todos os serviços são gratuitos.

Atividades gratuitas na Candangolândia

No Salão Comunitário da região (QR 2)

Capoeira

Terças, quintas e sextas-feiras

Das 20 às 22 horas

Muay Thai

Terças e quintas-feiras

Das 18 às 20 horas

Ginástica nas quadras

Segundas, quintas e sextas-feiras

Às 7h10, 8h10 e 9h10

Segundas, terças e quintas-feiras

Às 17h30 e 18h30

Acupuntura

Todo sábado de manhã, atendimento por ordem de chegada

Mais informações:

Administração Regional da Candangolândia, no telefone 3301-9336

Fonte: Agência Brasília