Europa de Portas Abertas será neste fim de semana

Em sua quarta edição, o Europa de Portas Abertas (EPA) amplia a sua programação, este ano distribuída em dois dias. O evento é organizado pela EUNIC Brasília – Associação dos Institutos Culturais Nacionais da União Europeia e das Embaixadas de Países da UE.
Como vem acontecendo ao longo das últimas edições, o EPA tem vasta oferta de atividades para a família inteira. Das 12h às 18h de sábado (23), a Aliança Francesa, a Cultura Inglesa, o Goethe-Zentrum Brasília e o Instituto Cervantes estarão de portas abertas ao público com uma intensa programação cultural, educacional e gastronômica.

Quem for ao evento vai poder se deliciar com as comidas típicas dos países participantes, na praça de gastronomia que será montada no estacionamento interno do Instituto Cervantes. Não faltarão food trucks e restaurantes vendendo seus quitutes e bebidas.
Corina marcará presença com suas cervejas artesanais, já o Téro Cocina representará a Espanha com pratos como chuleta com papas bravas, vacio assado con salsa allioli e papas rústicas e bocadillo de milanesa.

A Alemanha terá um autêntico alemão como representante: o Chef Knut. No cardápio, o tradicional joelho de porco com chucrute e salsicha com salada de batata. E para acompanhar, cerveja da Ghesti Bier, que segue a Lei de Pureza Alemã, com direito à harmonização com pães rústicos e sem produtos químicos.
Tiquê Gyros vai oferecer o churrasco grego gourmet, além do gyro (tradicional sanduiche grego). Mas quem quiser experimentar um delicioso hambúrguer artesanal, são mais de 15 opções. Por fim, o restaurante Le Jardin vai trazer as delícias típicas da França.

Tudo isso com DJ tocando hits europeus ao longo do dia. E para animar ainda mais, apresentação de flamenco, no fim da tarde, e performance musical de Geórgia W. Alô e banda encerrando o Europa de Portas Abertas.

Programação infantil

Os pais podem ficar tranquilos, porque atividades para entreter os pequenos não faltarão. Em todos os centros culturais haverá atividades para crianças. No Goethe-Zentrum Brasília, a professora Patricia Rasche vai ensinar como se faz um lindo móbile de folhas secas e flores de papel, durante a “Oficina Outono e Primavera na Alemanha”, oportunidade para que pais e filhos tenham um momento juntos.

Também será exibido um curta-metragem de animação alemã e, com um smartphone em mãos, será possível competir no rallye de QR-code. A escola oferecerá ainda pintura de rosto e a “Oficina Pintura Livre – Traga Seus Filhos Para Fazer Arte”.

Na biblioteca estarão disponíveis jogos de tabuleiro que os alemães mais gostam, como o UNO ou Monopoly, para que adultos e crianças possam conhecer e jogar. E que tal aprender Pétanque? A Aliança Francesa estará com o terreno aberto para os iniciantes e para os já experientes no esporte equivalente a bocha, no Brasil. Contação de histórias e oficinas para crianças são as apostas do Instituto Cervantes. Por fim, a Cultura Inglesa promoverá o Story Telling: também contação de histórias com brincadeiras e brindes.

Informações sobre intercâmbio

O DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico vai esclarecer todas as dúvidas do público que deseja estudar na Alemanha. Se a ideia é uma imersão no inglês, a Cultura Inglesa apresentará o Cult trip viagens com informações sobre programas de estudos fora do país voltados para adultos e adolescentes no ano de 2018. Já na Aliança Francesa ocorrerá uma mesa-redonda sobre os cursos oferecidos pela Campus France, agência oficial de promoção do ensino superior francês, com relatos de pessoas que já vivenciaram a experiência de estudar na França. Fora isso, terá os ateliês (orientações rápidas) divididos por temas como acento, sotaque canadense etc.

Os visitantes poderão também participar de aulas experimentais nas quatro instituições e realizar testes de nível gratuitamente em algumas delas. Na Cultura Inglesa, interessados terão uma visão geral sobre o exame internacional IELTS (International English Language Testing System) – o mais popular do mundo.

Atrações especiais

O Goethe-Zentrum Brasília vai oferecer uma oficina ministrada por Julia Repa, austríaca, professora de alemão e “valseira”. Para quem é mais ousado, o Instituto Cervantes investe no workshop de dança flamenca. Se a ideia é um programa mais tranquilo, a Aliança Francesa vai exibir uma seleção se curtas-metragens em seu auditório.

Vale lembrar que o público poderá visitar as instalações das escolas durante o EPA, conhecer seus acervos, a biblioteca e até as exposições que estiverem em cartaz nesses espaços. Outro destaque são os estandes de divulgação da Áustria e da Delegação da União Europeia durante todo o evento. Este último trará informações sobre a UE e o programa de mobilidade Erasmus criado e financiado pelo bloco econômico, com o objetivo de promover a excelência da educação superior e pesquisa dos países europeus, ao mesmo tempo em que reforça os laços acadêmicos com países de todo o mundo. Já a Áustria distribuirá material com informações turísticas e culturais do país.

Descontos e sorteios

Quem tiver interesse em participar das atividades dos quatro centros integrantes do Europa de Portas Abertas, basta retirar o “Passaporte Europeu” e concorrer a sorteios de cursos de idioma e uma caixa de som bluetooth. Para tentar a sorte, o interessado deverá participar de pelo menos uma ação proposta por cada centro. Ao final delas, ele terá quatro carimbos que tornarão seu passaporte válido para o sorteio.

Além disso, o passaporte deste ano trará cupons de desconto em cursos oferecidos pelas escolas integrantes do EPA. A Aliança Francesa, Cultura Inglesa e o Goethe-Zentrum Brasília vão oferecer 10% de abatimento sobre a taxa de um curso intensivo ou regular no 1º semestre de 2018. Já o Cervantes, desconto de 10% sobre o valor de um curso intensivo no 1º semestre do ano que vem. A promoção é válida para matrículas realizadas até 15 de dezembro de 2017.

Atividades acadêmicas

Um dia antes, 22 de setembro, para marcar a comemoração do Dia Europeu das Línguas, o Instituto Cervantes recebe o simpósio “Jornadas Didáticas”.

Trata-se de um evento acadêmico direcionado aos professores de línguas, tradutores, e profissionais da área, com o objetivo de promover o intercâmbio de informações por meio da troca de experiências. “A ideia é levar aos participantes conhecimentos que vão além daqueles proporcionados em sala de aula, com um rico material que contribua para a melhoria e o crescimento do ensino de línguas e da tradução”, afirma Rosa Sanchez, vice-presidente da EUNIC. O encontro ocorre das 13h30 às 18h30 e inclui oficinas e mesas-redondas. Para encerrar o dia, happy hour com food truck e jazz no pátio do instituto.

Ainda na sexta-feira, será divulgado o resultado do concurso “Estudar línguas mudou a minha vida…” entre os participantes que enviaram mini redações em duas línguas (alemão, espanhol, francês e inglês). Os selecionados poderão participar de um sorteio, no dia 23 de setembro, durante o Europa de Portas Abertas, que vai premiar os vencedores de cada categoria com uma bolsa de 90% para cursar um semestre em um dos Institutos Culturais promotores do concurso: Aliança Francesa, Cultura Inglesa, Goethe-Zentrum Brasília e Instituto Cervantes. Interessados têm até o dia 20 de setembro para enviar suas redações. Regulamento completo aqui: bit.ly/2vIGboX.

 

Serviço:

Dia Europeu das Línguas – Jornadas Didáticas
Data: 22/09/2017
Horário: De 13h30 a 18h30. Após este horário, happy hour
Local: Instituto Cervantes de Brasília
Inscrições: A partir de 21/8/2017
Informações: http://goethebrasilia.org.br/cultura/dia-europeu-das-linguas/

Europa de Portas Abertas
Data: 23/09/2017
Horário: Das 12h a 18h
Local: Estacionamento interno do Instituto Cervantes de Brasília
Entrada Franca

Fonte: Jornal de brasilia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *