Cruzeiro comemora 59 anos com programação para todas as idades

Eventos para todas as faixas etárias marcam a comemoração do 59º aniversário do Cruzeiro. A programação inclui literatura, esporte e apresentações musicais.

A partir de sábado (24), a Feira Literária do Cruzeiro abrirá a celebração, na Feira Permanente (Quadra 811 do Cruzeiro Novo). Na quinta-feira (29), quando ocorrerá o corte de bolo, haverá ainda apresentações de música, dança da terceira idade e campeonato de futebol infantil.

Os jogos, para crianças de 5 a 8 a

aniversário cruzeiro 59 anos

nos, serão disputados pela manhã, a partir das 8 horas. Às 14 horas, haverá o corte de bolo e, em seguida, as associa

ções de idosos da região administrativa vão coroar o rei e a rainha da terceira idade do Cruzeiro. A tarde seguirá

com música no Ginásio Poliesportivo, também na Quadra 811.

A participação de escolas públicas e da comunidade é incentivada na festa. “Convidamos os estudantes da rede de ensino — mesmo os que não moram aqui — e os diversos segmentos que moram no Cruzeiro a comemorarem conosco”, destaca o diretor de Articulação da administração regional, Flávio Homero.

Para atender à determinação do governo de Brasília de restringir o orçamento dos órgãos às despesas obrigatórias, a regional optou por reduzir a quantidade de eventos de aniversário. Além disso, foram feitas parcerias com a Academia Cruzeirense de Letras para a organização da Feira Literária e do Sarau da entidade, que também ocorrerá na quinta-feira (29).

Cruzeiro foi fundado em novembro de 1959

A ocupação do Cruzeiro se deu em 1955 nas terras da Fazenda Bananal — área desapropriada para a construção da nova capital — de modo a abrigar funcionários públicos do Rio de Janeiro transferidos para Brasília.

Concebido como parte do Plano Piloto, o Cruzeiro foi fundado em novembro de 1959. A comunidade introduziu hábitos e costumes cariocas, como o gosto por carnaval e escolas de samba.

A equipe do arquiteto Lucio Costa (1902-1998) foi responsável pelo projeto urbanístico do local e pelo nome inicial — Setor de Residências Econômicas Sul (SRES) —, atual Cruzeiro Velho.

Decreto nº 10.972, de 1987, declarou a data oficial de fundação do Núcleo Urbano do Cruzeiro, e a região administrativa, batizada com o nome atual, foi criada pela Lei nº 49, de 25 de outubro de 1989.

Fonte: Agência Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *