Brasil x México: comércio no DF funcionará antes e depois da partida

O quarto jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, contra o México, às 11h desta segunda-feira (2), afetará o funcionamento do comércio brasiliense. Nos shoppings, a praça de alimentação e o cinema abrirão a partir das 14h e as lojas terão horário facultativo para abrir antes do jogo e abrirão novamente 30 minutos após o término da partida.

Já o comércio de rua está autorizado a abrir até às 10h30 e depois a partir das 13h30. A decisão é resultado de acordo entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio (Sindicom-DF).

O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, destaca que a decisão atende a todos. Segundo ele, os trabalhadores poderão ver os jogos da seleção e os empresários terão a chance de abrir os seus negócios. Adelmir ressalta ainda que o período de jogos deve beneficiar os segmentos mais ligados com a Copa do Mundoo, principalmente entretenimento, eletrônicos, caracterização pessoal, vestuário e alimentação.

“Essa é uma oportunidade para os segmentos que têm uma afinidade maior com a Copa reequilibrarem o faturamento, principalmente depois das baixas que o setor produtivo passou nos últimos tempos”, ressalta Adelmir.

Os bares e restaurantes, de acordo com o Sindhobar, não fecharão os estabelecimentos em nenhum horário durante os jogos. Já o segmento de supermercados, representado pelo Sindsuper, e o de farmácias, representado pelo Sincofarma, informam que o funcionamento é facultativo.

Expectativa de venda

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio, os empresários esperam crescimento nas vendas de +12,64%; e em serviços de +10,28%, na comparação com o mesmo período de 2014. A coleta de dados do estudo ocorreu entre 6 e 11 de abril e foram entrevistadas 400 empresas de 17 segmentos do comércio e nove de serviços.

Fonte: JBr

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *