Ação marca início de campanha contra o abuso de crianças e adolescentes

unnamed

Iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com participação do governo de Brasília, pretende mobilizar comunidade para o enfrentamento da violência

Da Agência Brasília, com informações da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social

17 de maio de 2015 – 17:42

Com o lema “Faça bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República dá início à campanha do 18 de Maio — Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O objetivo é mobilizar a população para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. A principal ação federal será nesta segunda-feira (18), no estacionamento do Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade, das 9 às 12 horas.

Meninos e meninas atendidos pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Sobradinho e do Plano Piloto farão uma caminhada pelo fim da violência. Às 11 horas, haverá o pronunciamento do ministro dos Direitos Humanos, Pepe Vargas, de representantes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual, de ONGs e de parlamentares. Para o encerramento, balões serão soltos em alusão às vítimas de violência sexual.

Até 27 de maio, os Creas das regiões administrativas farão ações pontuais em parceria com os Conselhos Tutelares, administrações regionais e organizações não-governamentais. A programação inclui debates, oficinas para crianças e caminhadas.

Memória
A data do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituída a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000, foi escolhida em referência a um crime ocorrido em Vitória (ES). Em 18 de maio de 1973, a jovem Araceli Crespo, de 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Apesar de hediondo, o crime prescreveu impune.

Veja as datas e as regiões onde os encontros já estão programados:

18 de maio
Creas Ceilândia
Creas Estrutural
Creas Planaltina
Creas Taguatinga

19 de maio
Creas Santa Maria

20 de maio
Creas Brazlândia

22 de maio
Creas Gama

27 de maio
Creas Samambaia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *