Flautista turca abre programação da orquestra sinfônica em novembro

Das quatro apresentações da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro em novembro, três terão temáticas especiais. A primeira, nesta terça (7), leva o nome da ópera A Flauta Mágica, de Mozart, e terá a participação da flautista turca Sefika Kutluer, solista convidada da noite.

Última ópera do compositor Wolfgang Amadeus Mozart, A Flauta Mágica é um conto de fadas em dois atos. A história de uma donzela em perigo que deve ser salva por um príncipe com o instrumento musical esconde símbolos da maçonaria. O autor era participante da instituição.

Além da abertura da ópera, a flautista tocará as peças Minueto de Sefika e Outono em Buenos Aires, feitas por José Elizondo como parte do disco Sefika Kuluer: Latin Romance, que o compositor mexicano produziu para ela.

A apresentação terá ainda as performances de Libertango, de Astor Piazzolla; da abertura de Yunus Emre, de Ilyas Mirzayev; e Sinfonia nº 9 Opus 95 ou Sinfonia do Novo Mundo, de Antonín Dvořák. A regência será do maestro Cláudio Cohen.

Na segunda terça-feira do mês (14), a orquestra se exibirá em parceria com o projeto Música na Estrada, que ocorre no norte do País, com apoio do governo federal.

O maestro paraense Miguel Campos Neto fará a regência de L’après-midi d’un Faune, de Claude Debussy; de Saudades de Belém, de Pierre Thiloy; da peça Concertante para Trombone Baixo e Cordas, de Fernando Morais; e da Sinfonia nº 4, de Tchaikovsky.

O terceiro e último dia de apresentações temáticas será em 28 de novembro, com o Festival Brahms, em que serão tocadas duas obras de Johannes Brahms: Sinfonia nº 4 Opus 98 Abertura do Festival Acadêmico. A regência será novamente do maestro Cohen.

Apenas a apresentação de 21 de novembro não terá um tema para a escolha das músicas, que serão regidas pelo condutor e compositor alemão Matthias Manasi. Integram o programa o Concerto para violino Opus 35, de Erich Wolfgang Korngold, e a Sinfonia nº 1 Opus 39, de Jean Sibelius.

Todos os espetáculos ocorrerão no Cine Brasília (106/107 Sul), a partir das 20 horas, com entrada franca.

programacao orquestra sinfonica teatro nacional claudio santoro novembro 2017

Fonte: Agência Brasília

Compartilhe em suas redes sociaisShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *