Em encontro com estudantes da UnB, Glauber Braga (PSOL – RJ) manifesta preocupações com a educação

Através da plataforma “Se a universidade fosse nossa?”, os alunos da Universidade de Brasília (UnB) têm se articulado para reivindicar uma universidade plural e socialmente engajada, além de resistir aos retrocessos que se anunciam na educação.

Nessa quinta-feira (19), o professor Fábio Felix (UCB) e o Deputado Federal Glauber Braga (atualmente na Comissão de Educação da Câmara Federal), estiveram reunidos com alunos da universidade onde pontuaram algumas das principais preocupações com relação a UnB e com a educação no Brasil. Os alunos lembraram a trágica votação do processo de impeachment da presidenta eleita (Dilma Rousseff) e manifestaram apoio ao voto de Glauber, onde se dirigia ao então presidente da Câmara, Eduardo Cunha, como gangster.

O deputado afirma que em nova proposta, que já tramita na câmara, os professores poderão ser criminalizados por discursos que se configurem como “assédio ideológico”, o que combinado com art. 4 inciso III do PL 867/2015 , que proíbe o professor de incitar os alunos a participarem de atos púbicos e passeatas, configura uma clara intenção de calar o profissional no exercício de desenvolvimento do pensamento crítico de seus alunos.

Além do plano oficioso do governo interino (Uma ponte para o futuro) que já visa desobrigar um percentual mínimo de recursos destinados à educação por parte de municípios, estados e União, a nomeação de Mendonça Filho para o Ministério da Educação (agora Ministério da Educação e Cultura), sinaliza o rumo que se pretende seguir: privatizações no ensino

Glauber Braga completa a pontuação de suas principais preocupações com a educação lembrando o vazamento de informações feito pelo wikileaks, onde o Ministro das Relações Exteriores interino (José Serra – PSDB – SP) havia sinalizado sua articulação para reduzir a participação estatal na exploração do pré sal. Na prática, segundo Glauber Braga, isso afetaria diretamente os recursos a serem destinados para a educação advindos do pré sal.

Compartilhe em suas redes sociaisShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Um comentário em “Em encontro com estudantes da UnB, Glauber Braga (PSOL – RJ) manifesta preocupações com a educação

  • 19 de julho de 2016 em 17:11
    Permalink

    Parabéns pelo texto Rafael!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *