Cidade Educação

Inscrições para cursos gratuitos do Instituto Federal de Brasília terminam nesta sexta

Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília — Foto: IFB/Divulgação

Por G1

Terminam nesta sexta-feira (29) as inscrições para o processo seletivo do Instituto Federal de Brasília (IFB) para o primeiro semestre de 2020. A instituição oferece 2.450 vagas em 46 cursos de cinco modalidades.

A seleção será feita por meio de sorteio. Os interessados em participar podem se inscrever, de graça, no site (veja detalhes mais abaixo).

O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de dezembro e as matrículas em 1.ª chamada estão marcadas para o período entre 6 e 9 de janeiro de 2020. As aulas começam no dia 5 de fevereiro de 2020.

As vagas são para cursos nas dez unidades do IFB:

  1. Brasília
  2. Ceilândia
  3. Estrutural
  4. Gama
  5. Planaltina
  6. Recanto das Emas
  7. Riacho Fundo
  8. Samambaia
  9. São Sebastião
  10. Taguatinga

Quais são os cursos?

Entre os cursos oferecidos estão informática, eventos, administração, eletrônica e agropecuária. Ao todo, a instituição oferece cinco modalidades:

  • Integrado (curso técnico + ensino médio no IFB) – cursos para estudantes que acabaram de concluir o ensino fundamental. Duração média de três anos.
  • Proeja (curso técnico + ensino médio no IFB) – cursos para maiores de 18 anos que cursaram o ensino fundamental, mas não concluíram o ensino médio. Duração média de três anos.
  • Concomitante (curso técnico no IFB + ensino médio em outra escola) – para os estudantes que estejam cursando o ensino médio em outra escola. Assim, ele fará ao mesmo tempo o ensino médio, em seu colégio de origem, e o curso técnico no IFB.
  • Subsequente (pós-médio) – para quem já concluiu o ensino médio. Duração de um a dois anos.
  • Regime de Alternância – o ensino é organizado em função do trabalho, e o estudante alterna períodos regulares de aprendizagem na escola, com períodos de convívio com a comunidade de origem.

A lista completa de cursos e modalidades pode ser conferida no site da instituição.