Educação

Começa a Semana Pedagógica 2019

O secretário de Educação, Rafael Parente, abre nesta segunda-feira, 4/2, a Semana Pedagógica 2019, às 9h, no Centro de Ensino Fundamental  7 (antiga EC 1) do Varjão. O evento, que pela primeira vez terá a duração de cinco dias, indo até a sexta-feira, 8, vai acontecer simultaneamente em todas as 792 unidades escolares da rede distrital de educação, e antecede o retorno às salas de aula de cerca de 460 mil estudantes, em 11 de fevereiro. A iniciativa vai reunir os profissionais da educação para que realizem discussões, troquem informações e façam orientações sobre o ano letivo que se inicia.

792é o número de unidades escolares da rede distrital de educação que vão receber o evento

“É um momento especial em que devemos fazer um diagnóstico dos principais desafios da escola, planejar um ano letivo que acelere a transformação positiva da unidade escolar e também a melhor forma de acolher os alunos que estão chegando”, disse Rafael Parente, que vai entregar à escola a cartilha Carta aos Professores, com material de apoio a Semana Pedagógica. A carta, uma mensagem pessoal do secretário aos professores da rede, faz parte da cartilha. Todas as escolas vão receber o mesmo material em versão impressa e digital.

“Durante a semana, devem ser planejadas ações voltadas para o começo do processo de formação continuada coletiva. Nestes momentos, a comunidade escolar deve se transformar em um grande grupo de estudo e reflexão voltada para o seu aprimoramento”, acrescentou o secretário.

É um momento especial em que devemos fazer um diagnóstico dos principais desafios da escola, planejar um ano letivo que acelere a transformação positiva da unidade escolar e também a melhor forma de acolher os alunos que estão chegandoRafael Parente, secretário de Educação

A semana será  intensa. Além dos materiais pedagógicos distribuídos pela SEEDF, 14 equipes da Subsecretaria de Educação Básica da SEEDF vão percorrer todas as regionais de ensino, visitando as escolas da rede, levando os programas e planos pedagógicos para este ano e ouvindo as mensagens das escolas. A Subsecretaria de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação vai transmitir seus programas e planos para o ano por meio de um programa no YouTube.

Escola na pauta

Além disso, diretores e vice-diretores, coordenadores, orientadores educacionais e professores das escolas públicas, vão abordar temas que vão desde a orientação sobre eventos pedagógicos, estudo do calendário escolar, escolha de turmas, até a concretização da Proposta Pedagógica (PP). A PP conta com a participação de toda a comunidade escolar, e é o documento que confere à escola a sua identidade, com suas demandas, prioridades e planos para o desenvolvimento do ensino.

O encontro também tem a finalidade de acolher os novos professores nas unidades, e apresentar os projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano letivo. Os profissionais da Educação que integram cada uma das unidades escolares têm a oportunidade de discutir o planejamento estratégico e pedagógico das ações a serem desenvolvidas nas unidades escolares e renovam o compromisso conjunto de garantia das aprendizagens dos estudantes.

O período de discussões também é o momento de firmar o compromisso em prol da garantia de ambientes escolares que proporcionem o exercício pleno da cidadania e fomentem a busca proativa de soluções por parte dos estudantes. Para tal, as comunidades escolares devem desenvolver atividades para a efetivação do protagonismo estudantil e garantia dos direitos de aprendizagem.

Fonte: Agência Brasília

Faça um comentário

Clique aqui para fazer um comentário