Educação

CED 416 de Santa Maria aprova gestão compartilhada

A comunidade escolar do Centro Educacional 416 de Santa Maria aprovou, em assembleia realizada na noite desta terça-feira, 1º de outubro, a implementação da gestão compartilhada. No total, cerca de 300 pessoas participam da votação.

No resultado final, 87,05% dos votantes disseram “sim” à gestão compartilhada e apenas 12,95% discordaram da implementação do projeto na unidade escolar. A apuração foi finalizada por volta de 23h30. Com o resultado, essa é a 10ª escola a fazer parte do projeto.

A reunião, seguida da votação, foi convocada pelo Conselho Escolar da unidade. Durante o encontro, o projeto foi apresentado aos participantes. Pais, responsáveis, professores e estudantes puderam tirar dúvidas sobre a gestão compartilhada e conheçê-la um pouco mais.

Foto: Tiago Cortinaz/SEEDF

O CED 416 de Santa Maria foi escolhido levando-se em consideração o Indicador de Vulnerabilidade Escolar (IVE) que abrange dados de vulnerabilidade social, índices de criminalidade, de desenvolvimento humano e da educação básica.

A escola foi inaugurada em 1995 como Centro de Ensino Fundamental e passou a ser CED em 2008. Atualmente, atende 947 estudantes de anos finais do ensino fundamental, ensino médio e ensino especial.

Com a apreciação da gestão compartilhada no CED 416 de Santa Maria, serão 10 escolas no projeto no Distrito Federal, intenção anunciada pelo governador Ibaneis Rocha, que pretende ainda que outras 30 unidades escolares também sejam transformadas em cívico-militares até o final do mandato, completando 40 escolas no total. A rede pública de ensino do DF possui 678 unidades escolares, segundo o Censo Escolar 2018.

* Com informações da Secretaria de Educação