Com Temer, investimento público é o menor da história

Desastre econômico de Michel Temer está cada vez mais evidente.

A Instituição Fiscal Independente (IFI) apontou ontem, em seu relatório mensal, que o investimento público chegou neste ano ao menor nível da série histórica em relação ao tamanho da economia: 2% do Produto Interno Bruto (PIB). O dado da IFI considera os 12 meses encerrados em junho, com a série anual iniciada em 1995.

No mesmo dia, o Ministério do Planejamento divulgou nota técnica da Secretaria de Planejamento e Assuntos Econômicos (Seplan), que considera a queda do investimento público nos últimos anos como resultado da necessidade de ajuste das contas fiscais e do engessamento da despesa do governo federal. Nas contas do Planejamento, no primeiro semestre o investimento público foi de 1,3% do PIB.

O Relatório de Acompanhamento Fiscal da IFI, que apontou o nível histórico baixo dos investimentos públicos em proporção do PIB, também faz análises desse indicador em termos de volumes financeiros, atualizando os números tanto pelo IPCA (o índice oficial de inflação) como pelo deflator do PIB, que também apontam um quadro negativo.

“O volume total investido pelo setor público passou a cair, nos últimos anos, após um período anterior de crescimento. Depois de ter alcançado o auge de R$ 228,0 bilhões, no ano de 2014, os investimentos públicos apresentaram quedas consecutivas até atingirem R$ 127,2 bilhões, em meados de 2017”, diz o texto, mostrando que o valor é inferior ao de 2009.

Fonte: Brasil 247

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *