Cultura

Férias no Planetário, um encontro lúdico e educativo

A semana tem sido movimentada no Planetário de Brasília, localizado no Setor de Divulgação Cultural, no Eixo Monumental. Cerca de 100 inscritos na colônia de férias do lugar podem desfrutar de temas relacionados à astronomia, matemática, química e física. Tudo apresentado de forma leve e divertida em formato de filmes, colagens e pinturas.

Para participar, as crianças e adolescentes levaram como “forma de pagamento” cobertores e casacos, que serão doados a comunidades carentes. As atividades começaram no 16 de julho e terminam nesta sexta-feira (18). Ao todo, cerca de 100 crianças participaram da colônia de férias, numa média de 25 alunos por dia. Todo ano, são realizadas, no local, duas colônias de férias com temas científicos.

“Eu gostei muito! Eles nos mostraram lados diferentes do universo, pois temos o científico e o lúdico”, disse Alice Brito, 12 anos. “Eu aprendi que nem todas as luas possuem os mesmos formatos, texturas e cores”, contou a estudante.

Lua
Na edição atual, o encontro foi sobre a chegada do homem à Lua, ocorrida há 50 anos. Assim, as crianças aprenderam a desenhar os planetas com bola de isopor e a construir foguetes com material reciclável. A ideia é simular uma viagem espacial com os materiais produzidos pelos próprios participantes.

“O mais interessante é que as crianças aprendem brincando. Esses dias houve um eclipse lunar, e eles chegaram cheio de curiosidade”, explicou a gestora do espaço, Ana Carolina Nunes. “É interessante a gente fomentar essas discussões. Além da teoria, elas aprendem na prática”, completou. Os interessados em participar da próxima colônia de férias, prevista para janeiro de 2020, devem procurar o Planetário antecipadamente para serem informados do período de inscrição.

Serviço:
Planetário de Brasília
Telefone: (61) 3224-7970
E-mail: planetariodebrasilia@gmail.com

Fonte: Agência Brasília

Faça um comentário

Clique aqui para fazer um comentário