Cultura

Câmara Legislativa homenageia os 40 anos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional

Parque Asa Delta, QL 12 do Lago Sul, Brasília, DF, Brasil 18/3/2018 Foto: Gabriel Jabur/Agencia Brasilia. Na noite deste domingo (18), a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro brindou brasilienses e turistas com um concerto à beira do Lago Paranoá. A apresentação, no Parque Asa Delta (QL 12 do Lago Sul), encerrou o Festival Águas de Março, que incluiu uma série de atividades à beira do espelho d’água no fim de semana.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal promove, nesta segunda-feira (29/4), às 19h, sessão solene em homenagem aos 40 anos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional – Claudio Santoro. Realizada no Plenário da Casa, a cerimônia ocorre em reconhecimento aos serviços prestados à população de Brasília, bem como projeção da cidade no cenário artístico-cultural do País, ao longo de quatro décadas de atividade. A solenidade contará com a presença de membros da orquestra, representantes da CLDF e autoridades, e será aberta ao público.

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro recebeu o nome de seu criador em 27 de março de 1989. Claudio Franco de Sá Santoro, nascido em Manaus em 1919, foi um dos maiores expoentes nas artes na capital federal, onde viveu até seus últimos dias. Intérprete e pesquisador, desenvolveu nacional e internacionalmente intensa atividade como compositor, regente e professor.

Entre os maestros titulares da Orquestra do Teatro Nacional Claudio Santoro, figuram em sua trajetória nomes como Claudio Santoro, Emílío César, Silvio Barbato, Júlio Medaglia, Elena Herrera e Ira Levin. Atualmente, Cláudio Cohen rege a orquestra. Vale lembrar que no próximo dia 1º de junho completam-se dez anos da morte de Silvio Barbato. Ele foi uma das vítimas do voo 447, no qual um avião Airbus da Air France, que ia do Rio de Janeiro a Paris, desapareceu no Oceano Atlântico, em 2009. Silvio foi aluno de Claudio Santoro.

Serviço
Sessão Solene em homenagem aos 40 anos da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Data: segunda-feira, 29/4, às 19h
Local: Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Aberta ao público.

Fonte: Agência Brasília

Faça um comentário

Clique aqui para fazer um comentário