Cidade GDF

Novacap abre licitação para reforma na Costa e Silva

Custo estimado é de R$ 14,7 milhões para o procedimento, que tem a previsão de gerar 300 empregos, entre diretos e indiretos

AGÊNCIA BRASÍLIA * | EDIÇÃO: CHICO NETO

Inaugurada em 1976, a Ponte Costa e Silva, uma das quatro que cortam o Lago Paranoá, vai receber uma intensa reforma pela primeira vez. A companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) publicou, nesta terça-feira (8), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o edital para escolha da empresa responsável pelo trabalho. O custo estimado da obra é em torno de R$ 14,7 milhões.

“O valor engloba a elaboração do projeto executivo e o reforço estrutural em razão da perda de proteção dos cabos que constituem o tabuleiro, além da revitalização como um todo, como pintura, instalação de novos guarda-corpos e asfalto, entre outros”, destaca o presidente da Novacap, Fernando Leite. Os trabalhos deverão gerar 100 empregos diretos e 200 indiretos.

A estrutura da Ponte Costa e Silva foi projetada por Oscar Niemeyer e tem 452 metros de comprimento por 13 metros de largura, com três vãos que permitem a passagem de embarcações pelo Lago Paranoá. Após tanto tempo sem uma intervenção profunda, a ponte necessita da recuperação preventiva.

Edital retomado

Após suspensão em virtude de ajustes documentais, em julho deste ano, o Tribunal de Contas do DF (TCDF) aprovou, por unanimidade, a retomada do edital de licitação para o projeto de recuperação, reforço estrutural e revitalização da via.

Como o processo de seleção da empresa abriu agora, ainda não há previsão para início do trabalho. No entanto, estima-se uma intervenção que dure aproximadamente 18 meses. Não está programada a interdição completa da ponte – apenas interrupções parciais, quando ocorrerem reparos relacionados ao asfalto.

De acordo com o Procedimento Licitatório Eletrônico nº 005/2020, vence a proposta que apresentar menor preço. As empresas interessadas em participar devem apresentar propostas no próximo dia 29, no Departamento de Compras da Novacap.

Faça um comentário

Clique aqui para fazer um comentário