Cidadania Segurança

PMDF emite alerta para jogo na internet que coloca crianças em risco

(crédito: PMDF/Divulgação)

Denominado Pateta, o perfil alcança jovens por meio de redes sociais para participar de um jogo que pode levar à extorsão, ameaças e, até, suicídio

CB
Correio Braziliense

Polícia Militar do Distrito Federal emitiu um alerta para um novo ataque virtual destinado a crianças e adolescentes nas redes sociais. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios explica que trata-se de um perfil que capta jovens na internet e os encoraja ao suicídio, automutilação e outras situações de risco, além de fazer ameaças de morte.

Segundo a PMDF, há duas formas de iniciar o jogo. A criança pode receber uma mensagem privada de um personagem chamado Pateta e ele passa a dar instruções do jogo para a criança seguir. Outra possibilidade é de que a vítima entre em contato com uma conta de Jonathan Galindo em uma plataforma de rede social.

A comunicação com as vítimas se dá por meio de mensagens de textos, vídeos e ligações, mas uma das supostas regras do jogo é apagar toda a comunicação feita. Depois da anuência do jovem para entrar no jogo, ele recebe um link por meio do qual o suspeito tem acesso ao IP da criança, bem como outras informações pessoais que podem ser usadas durante extorsão.

Outro caso similar, popular em 2017, era o jogo chamado Baleia Azul, que propunha desafios letais, entre eles automutilação e o suicídio. A PMDF recomenda que as famílias monitorem o uso da internet, frequente as redes sociais dos filhos, observem comportamentos estranhos e mantenham o diálogo aberto com os jovens sobre a gravidade desses jogos. É necessário manter atenção redobrada com adolescentes com tendência à depressão.

Publicado Originalmente em Correio Brasiliense

About the author

Ataide Santos

Add Comment

Click here to post a comment

Publicidade