Benefícios dos exercícios físicos para a mente

A prática de #exercícios físicos é essencial para a nossa saúde. Está mais do que comprovado que ajudam a prevenir doenças cardíacas como infarto e até mesmo o AVC. Isso se deve ao fato deles promoverem a eliminação do excesso de LDL que é o colesterol ruim.

Além disso, os exercícios são ótimos aliados da nossa mente. Quem sofre de ansiedade ou depressão deve praticá-los com uma certa frequência. No que se refere aos benefícios mentais propiciados pelas atividades físicas, podemos citar especialmente a inibição da tristeza.

Ao praticar exercícios, o cérebro produz serotonina. Este é um neurotransmissor muito importante, um dos responsáveis por aumentar o humor. É importante ter em mente que este efeito é essencial para que a ansiedade e principalmente depressão sejam contidas. Ao nos alegrarmos, deixamos de lado os pensamentos ruins causadores dessas complicações.

Além disso, a serotonina também ajuda a regular outras funções do corpo, como o sono, por exemplo.
Os exercícios físicos também promovem a socialização. É possível conhecer novas pessoas ao praticar esportes, como vôlei ou futebol. Segundo pesquisas, fazer novas amizades é uma das maneiras de se prevenir ou até mesmo tratar a depressão.
A atividade física também alivia o estresse diário. Uma das situações mais comuns hoje em dia é o estresse provido pelo dia a dia tumultuado. Um péssimo dia de trabalho é um dos fatores que podem contribuir com o desenvolvimento desta complicação.

Além de todos os benefícios já citados anteriormente, devemos destacar a autoestima. Normalmente, quem sofre de depressão não gosta de sair de casa. Esse confinamento não é interessante para a mente. A estagnação pode piorar ainda mais a tristeza e a ansiedade.

Como começar
Para iniciar a prática de atividades físicas, priorize realizá-las no período da manhã; se não houver disponibilidade, pode ser à tarde. Comece realizando uma #caminhada nas primeiras semanas, depois de um certo tempo, já poderá correr.

Caso tenha interesse, pode optar pela prática de esportes como ciclismo. Além disso, procure realizar os exercícios sempre acompanhado. Ter uma companhia fará com que você não desanime, pois ficará mais motivado.

Quando estiver praticando atividades físicas sozinho(a), ouça músicas no fone de ouvido, pois funcionam como um mecanismo para contenção do estresse e ansiedade.

Postado por Blasting News

Compartilhe em suas redes sociaisShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *