Alunos das escolas públicas do DF conquistam 43,4% das vagas do PAS

Os alunos das escolas públicas do Distrito Federal conquistaram 43,4% das vagas oferecidas pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) na Universidade de Brasília, em 2017. De 2.025 oportunidades oferecidas, 879 ficaram com os alunos das instituições da rede.

Com 46 aprovados, o Centro de Ensino Médio 2, de Ceilândia, foi um dos destaques. À frente da unidade há 16 anos, Wilson Venâncio, destaca o trabalho da equipe em incentivar os estudantes para além do conteúdo, focando em aulas de redação e simulados aplicados durante o ano. “O objetivo era transformar a prova em algo corriqueiro, sem surpresas, e prepará-los para ir longe.”

Entre os alunos aprovados na escola, estão os amigos Alessandro Almeida Souza e Vitor Bruno da Silva (foto). Aos 17 anos, os jovens, que estudam juntos desde o ensino fundamental, vão cursar química na UnB. “Nos apaixonamos pela disciplina e quisemos seguir a carreira pela admiração ao nosso professor do ensino médio”, conta Alessandro. Mateus Ribeiro e Kananda Gabryelle dos Reis, que têm a mesma idade, também estão nesse grupo de estudantes que vão estudar na Universidade de Brasília este ano. Outras unidades que se destacaram foram Centros de Ensino Médio Setor Leste e Setor Oeste, ambos no Plano Piloto, com 64 e 55 estudantes selecionados pela UnB, e o Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte, com 49 aprovados.

Para o diretor da instituição de Taguatinga, Adriano Moura Neradil, o resultado também é fruto de projetos que abordam não só os conteúdos das disciplinas, mas a cidadania. “Cobramos muito, de forma que o estudante tenha consciência da importância do exame e que tenha a vontade de se tornar um cidadão completo”, diz o educador.

Segundo o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, o resultado é a soma da dedicação dos estudantes às políticas de incentivo aos pré-vestibulandos, como os cursinhos sociais e a promoção de simulados da prova da UnB para todo o sistema educacional do DF. “Ficamos muito felizes ao vermos o crescimento dos nossos alunos na UnB”, diz o titular.

Publicado originalmente por: Agência Brasília/Metrópoles

Foto: Tony Winston/Metrópoles

Compartilhe em suas redes sociaisShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *